Estratégias de Marketing para o ciclo de vida do produto
Estratégias de Marketing para o ciclo de vida do produto
A estratégia de posicionamento e diferenciação da empresa deve mudar, uma vez que o produto, o mercado e os concorrentes mudam ao longo do ciclo de vida do produto
( CVP ). Ao afirmar que o produto possui um ciclo de vida, estamos aceitando quatro fatos:
1.Os produtos tem vida limitada
2.As vendas dos produtos atravessam estágios diferentes, cada qual com desafios, oportunidades e problemas distintos para o vendedor.
3.Os lucros sobem e descem nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto.
4.Os produtos exigem estratégias diferentes de marketing, finanças, produção, compras e recursos humanos para cada estágio de seu ciclo de vida.
Os ciclos de vida do produto
A maioria das curvas do ciclo de vida do produto assume a forma de sino. Essa curva normalmente é dividida em quatro estágios:
1. Introdução: período de baixo crescimento nas vendas, uma vez que o produto está sendo introduzido no mercado. Não há lucros neste estágio devido às pesadas despesas com a introdução do produto.
2. Crescimento: período de rápida aceitação do mercado e melhoria substancial dos lucros
3. Maturidade: período de baixa no crescimento das vendas, porque o produto já alcançou a aceitação da maioria dos compradores potenciais. Os lucros se estabilizam ou declinam em face do aumento da concorrência.
4. Declínio: período em que as vendas mostram uma queda vertiginosa e os lucros desaparecem.
Ciclos de vida de estilo, moda e modismos
É necessário destacarmos três categorias especiais de ciclos de vida do produto – estilo, moda e modismo. O estilo é um modo de expressão básico e diferenciado que surge em uma área de atividade humana. Ele aparece em casas ( colonial, rústica, de praia ), em roupas ( formais, informais, descoladas ) e na arte ( realista, surrealista, abstrata ). Um estilo pode durar gerações, entrando e saindo da moda. A moda é um estilo popular ou