Trabalhos
Atenas foi fundada na Ática pelos Jônios; a sociedade de Atenas antes da segunda diáspora era organizada da seguinte maneira, o poder político se encontrava sobre o poder dos eupátridas, ou seja, aqueles que tinham as terras mais produtivas. Na zona urbana a guerra, a justiça e a religião eram comandados pelo basileus. O Areópogo, limitava o poder do basileus. Foi a partir da segunda diáspora, no século VIII a.C., que a organização política sofreu mudanças.
Houve bastante diversificação das atividades econômicas o que favoreceu uma considerável mudança na sociedade. A população mais pobre e os comerciantes e artesões começaram a protestar, os últimos reivindicavam aos aristocratas uma maior participação no poder, e a população mais pobre protestava contra as deseigualdades sociais. Com isso, os eupátridas escolheram legisladores, homens que ficaram responsável por elaborar leis. Com isso, Atenas passou a ser governada com base nas leis, ou seja, na legislação, e foi isto que enfraqueceu o poder dos eupátridas. Mesmo com algumas leis, como perdão de dívidas, abolição da escratura pro dívida, e etc, os conflitos sociais entre conmerciantes, artesões, aristócratas e pequenos propietários de terra não acabaram. Foi aí que surgiu o demagogo, um novo líder político, que mobilizava a massa popular em oposição aos aristocratas.
Em 507 a.C., Clítenes começou a governar Atenas, e ele implantou várias reformas, como por exemplo, estendeu os direitos de participação política a todos os homens livres nascidos em Atenas: os cidadãos, foi assim que começou a democracia ateniense. Mas apenas 10% dos habitantes tinham direito a participação política.
Atenas éra uma cidade que acolhia vários estrangeiros, e esses estrangeiros não eram considerados cidadãos. Os homens apenas eram considerados cidadões atenienses aqueles que tinham pai e mãe ateniense. Os homens cidadãos de atenas esperavam todos os anos para servir no exército ou na frota ateniense.
Logo, a