Trabalhos
Ribamar, 11 de setembro de 2013
Andressa Kananda dos Santos Diniz; nº 07
3º ano B Profª Mirian
O cortiço
Resumo de O Cortiço
O romance narra a ambição de João Romão, a sua saga para tornar-se rico. Nessa saga ele explora os empregados. Sempre contando com a ajuda de sua amante Bertoleza, João Romão é dono do cortiço.
João Romão trabalha pra enriquecer mais que seu oponente Miranda, um comerciante que possui uma condição social mais elevada, pois ele possui um pedaço de terra que João deseja comprar para aumentar o cortiço no qual moram os mais variados tipos de pessoas: diferentes raças e nacionalidades Portugueses e Brasileiros), Malandros, Lavadeiras, Assassinos, Benzedeiras e outros.
Quando Miranda recebe o titulo de Barão, João Romão entende que o dinheiro não é suficiente para possuir o mesmo status social que seu rival, ele compreende que é necessário também participar ativamente da vida burguesa: frequentando ambientes requintados, usando roupas finas, indo ao teatro, lendo romances, etc.
João Romão recebe o titulo de barão e a relação entre ele e Miranda melhora, pois ele passa a ter superioridade sobre seu oponente.
O cortiço todo muda, perdendo o aspecto desorganizado e miserável para se transformar na Vila João Romão.
O dono do cortiço percebeu que para melhorar sua posição social é necessário casar-se com uma jovem rica e se aproxima da filha do comerciante e a pede em casamento. No entanto, precisa se livrar de Bertoleza que representa um empecilho a seus planos. Percebendo as manobras de João para se livrar dela, a escrava exige usufruir dos bens acumulados ao seu lado, o que era dela por direito.
Logo, Romão a denuncia a seus donos como escrava fugida. Em um gesto de desespero, prestes a ser capturada, Bertoleza comete suicídio, deixando o caminho livre para o casamento do dono do cortiço.
Contexto histórico
O cortiço foi publicado em 1890, numa época em que a sociedade brasileira