Trabalhos
O tratamento da água é feito em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), purificando a água captada para que se torne própria para o consumo. O tratamento consiste num conjunto de procedimentos físicos e químicos envolvendo a coagulação, floculação, flotação, filtração, desinfecção, fluoretação e a correção do PH.
A Estação de Tratamento de água Iraí capta água através da barragem do Iraí localizada na porção nordeste da região metropolitana de Curitiba/PR. Inaugurada em Junho de 2002, a estação é considerada a maior do Paraná.
Começou a operar em fevereiro de 2002 de forma experimental, produzindo mil litros de água por segundo. Hoje, produz em média 2700 litros/segundo, e estão trabalhando para produzir 3200litros/segundo, porém a vazão de projeto da estação é de 4200 litros/segundo.
A visita foi realizada na tarde do dia 24 de julho, com a orientação do profissional Lunardon, onde foi possível conhecer as instalações e aperfeiçoar o aprendizado sobre os processos de tratamento da água.
2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA ETA IRAÍ
a. Rio de captação da água: Rio Iraí b. Vazão de projeto: 4200 L/s c. Vazão operante: 2700 L/s
Meta: operar com uma vazão de saída igual a 3200 L/s d. Captação: feita por gravidade a uma distância de 10km da Estação de Tratamento de Água Iraí
3. O PROCESSO
e. Captação
O processo de purificação da água começa com a captação por gravidade da água na barragem do Rio Iraí, onde é armazenanda a um nível constante. Quando a intensidade de chuva aumenta, a barragem é fechada para que este nível não se altere.
A partir daí, a água segue por um caminho de 10km até chegar na Estação de Tratamento de Água Iraí, localizada na região metropolitana de Curitiba.
Logo na chegada, a água passa por 3 gradeamentos de diferentes vãos retendo sujeiras maiores como galhos, troncos, folhas e até peixes.
Esta água é captada por 3 bombas operando por imersão (sendo 5 bombas no total)