Trabalhos
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA (N)
LILIAN DA SILVA
RANIERI GUGLIELMI
FÍSICA
CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2009
LILIAN DA SILVA
RANIERI GUGLIELMI
RELATÓRIO PUC
Relatório apresentado como pré – requisito para obtenção de média no semestre, na disciplina de Física, do Curso de Ciências Biológica da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, orientado pelo professor Márcio Just.
Criciúma, Dezembro de 2009. 1. INTRODUÇÃO
O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS) tem como principais objetivos disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, participar ativamente no processo de educação em todos os níveis e atuar na pesquisa científica sobre biodiversidade, paleontologia, arqueologia e conservação. O relatório assim explanado tem como intuito mostrar experiências físicas, sua explicação, funcionamento e didática.
2. ESPELHOS 1. Espelhos Planos
Em primeiro lugar, você sabe o que é um espelho plano? Considera-se espelho plano toda superfície plana e lisa em que predomina a reflexão regular da luz. Ele é constituído de uma lâmina de vidro de faces paralelas, e em uma das faces é depositada uma fina camada de metal, geralmente a prata (face refletora) e deve refletir no mínimo 70% dos raios incidentes sobre a sua superfície (para ser considerado um espelho plano). Quando um objeto qualquer é colocado diante da face refletora de um espelho plano, observamos as seguintes características: * a imagem refletida tem as mesmas dimensões do objeto; * a cada objeto corresponde uma imagem simétrica em relação ao espelho; * imagem e objeto