Trabalhos
A administração financeira pertence ao campo de estudo das finanças, que por sua vez é formado por mais duas áreas: mercados monetários e de capitais, investimentos. Atualmente a grandes oportunidades de carreira para os profissionais que se especializam nesta área. Os profissionais de administração financeira, e demais áreas de finanças, não podem saber estritamente somente um campo de conhecimento sobre finanças, pois para uma boa atuação, frente ao mercado de trabalho que irão enfrentar, seja em: instituições financeiras, que inclui bancos, empresas de seguros, bancos de investimentos, instituições de poupança e empréstimo e cooperativas de crédito, e ainda necessário ter conhecimentos gerias sobre a administração. Pois para entender o mercado e gerenciar instituições financeiras, necessita de aspectos de contabilidade, marketing, pessoal e sistemas de computação, para conseguir exercer suas atribuições de administradores financeiros por estas decisões serem tomadas em conjunto com os setores das organizações.
A administração financeira é a mais ampla das três áreas e a que tem maior número de oportunidades, devido a ser importante em todos os tipos de negócio, incluído bancos e outras instituições financeiras, bem como empresas indústrias e comerciais, não esquecendo os mais variados setores públicos. Sejam para tomar decisões de expansão de fábricas, decisões de crédito a consumidores, reinvestimento em negócios dos lucros e até mesmo na vida pessoal: compra de um carro, casa, qual seu melhor tipo de investimento de suas economias.
1.1 OS OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Para Megliorini e Aurélio Valim (2008), “a administração financeira, juntamente com administração de pessoal, de compras ou materiais, de vendas ou marketing e da produção, forma as cinco grandes áreas funcionais da administração. A cada uma dessas áreas cabem as funções básicas de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar”.
“À