Trabalhos
Texto de referência: BENEVOLO, L. O ambiente da Revolução Industrial. In:
______. História da cidade. 3a ed. São Paulo: Perspectiva, 1997. 551!572
Segundo Benévolo, quais são os efeitos socioeconômicos da Revolução Industrial nas cidades inglesas? Explique como esses efeitos caracterizaram fisicamente a transformação do espaço urbano.
A Revolução Industrial serviu pra desenvolver a Inglaterra, elevando o valor da moeda atravez do capital com o surgimento da classe operária, chamada por Karl Marx de Proletariado (quem vende sua força de trabalho).
As fábricas não apresentavam um bom ambiente de trabalho. As condições eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e com jornadas de trabalho maiores.
Aumenta-se o risco da vida do trabalhador com condições péssimas de trabalho e risco de doenças. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Surge também a exploração do trabalho infatil e da mulher. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana aumentou o número de desempregados.
Através do Êxodo rural deu-se a urbanização das cidades. Podemos destacar também o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
As máquinas a vapor, principalmente os teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção. Aumentando o crescimento econômico e a venda do produto final, no caso elevando taxa de exportação..
Os três a vapor possibilitou transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos. A poluição ambiental aumentou muito na cidade e o crescimento desordenado das cidades também foram consequências prejudiciais para a sociedade.