CIRCUITOS ELÉTRICOS
LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL III
CURSO: Engenharia Mecânica PERÍODO: 4° Período
UNIDADE:
ALUNO:
CIRCUITOS ELÉTRICOS
COM RESISTORES LIGADOS EM
SÉRIE E EM PARALELO
1. OBJETIVO
Nesta prática compreendemos diversos conceitos de eletricidade como voltagem (v), corrente elétrica (i), resistência (ohms), potencia elétrica e suas aplicações em circuitos em série e em paralelo.
2. INTRODUÇÃO
1) Circuito com os Resistores em Série Os resistores são dispositivos elétricos de dois terminais para os quais a relação entre a tensão elétrica V entre os seus terminais e a corrente elétrica I que neles circula é linear e dada pela lei de Ohm:
. (1.1)
Pode-se utilizar a Eq. (1) para calcular a corrente elétrica I que circula através do resistor se forem conhecidos os valores de e :
. (1.2) Os resistores comerciais são identificados pelo valor nominal de sua resistência R que é fornecido pelo fabricante, pela tolerância (erro) do valor nominal de R e por sua potência elétrica P. Os resistores comerciais têm resistências elétricas R de valores 10, 12, 15, 18, 22, 27, 33, 39, 47, 56, 68, 82 . Resistências maiores são encontradas multiplicando-se esses valores por , , etc. As tolerâncias podem ser de 1%, 2%, 3%, 4%, 5% e 10%. A potência elétrica P dos resistores fornece a energia elétrica/tempo (J/s) máxima que pode ser dissipada por efeito Joule e os seus valores podem variar de , , ; , etc. A conversão de energia elétrica em térmica (efeito Joule) ocorre como conseqüência dos processos de choques dos elétrons de condução que constituem a corrente elétrica com as ondas da rede cristalina. Essa conversão de energia está presente na maioria dos dispositivos nos quais circula uma corrente elétrica I. Ou seja, é um processo microscópico que não pode ser evitado e não se deve imaginar que os resistores