trabalhos
DISCIPLINA: BIOLOGIA GERAL
TURMA: AGRONOMIA G1, S1
PROFESSOR (A): ELAYNE CARDOSO DE VASCONCELOS
PRÁTICA: AÇÃO ENZIMÁTICA
FRANCISCO ANDRESON QUINTELA
DANIELE COSTA ROBRIGUES
ELENILDA DE ARAÚJO LIMA
FELIPE SOUSA
DAMIANA HELAINE MAIA
Limoeiro do Norte – CE 11 de Setembro de 2013
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente do grupo das proteínas, que catalisam reações químicas, ou seja, aceleram a velocidade dessas reações. Como catalisadores celulares, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação sem participar dela como reagente ou produto.
Contudo, pode-se dizer que as enzimas são as unidades funcionais do metabolismo celular e atuam como reguladoras em suas reações.
Existem alguns fatores que exercem influência na atividade catalítica das enzimas, como a concentração enzimática, a concentração do substrato, o Potencial Hidrogeniônico (PH) e a temperatura.
Quando se considera a concentração das moléculas de enzimas, quanto maior o seu teor, maior será a velocidade da reação. Quando a concentração do substrato é muito alta, a enzima fica saturada. Quanto ao Potencial Hidrogeniônico (PH), cada enzima possui um PH ótimo para poder desempenhar suas funções. Levando- se em conta a temperatura, baixas temperaturas podem causar inativação e altas temperaturas podem causar a desnaturação das enzimas.
O presente trabalho mostrará a ação da enzima catalase, que é uma enzima que é produzida pelos animais, vegetais e bactérias e está ligada ao processo de decomposição do peróxido de hidrogênio H2O2 (água oxigenada) em H2O (água) e gás oxigênio. A atividade metabólica da célula produz o peróxido de hidrogênio que é bastante tóxico para o organismo e nesse contexto, observa-se a grande importância desta enzima que degrada o peróxido de hidrogênio em água e gás oxigênio.
2. OBJETIVO