Trabalhos
Cirino Ferreira de Campos: Era um homem de bom caráter, da cidade que se vestia bem, possuía conhecimentos sobre ervas e drogas. Buscava trabalho para pagar sua dívida de jogo. Quando chegou ao sertão passou curar doentes e sempre levava com sigo seu livro de medicina.
“Curandeiro, simples curandeiro, ia por toda a parte granjeando o tratamento de doutor, que gradualmente lhe foi parecendo, a si próprio, título inerente á sua pessoa e a que tinha incontestável direito.” Capítulo 3, página 45.
“Tinha quando muito vinte e cinco anos, presença agradável, olhos negros e bem rasgados, barba e cabelos cortados quase à escovinha e ar tão inteligente quanto decidido” Capítulo 2, página 32.
Inocência: Uma bela moça do sertão pura, ingênua, frágil, meiga, apaixonada. No começo da história estava doente, mas depois melhora. E está comprometida a casar-se com o homem que seu pai escolheu Manecão.
“Do seu rosto irradiava singela expressão de encantadora ingenuidade, realçada pela meiguice do olhar sereno, que, a custo, parecia coar por entre os cílios sedosos a franjar-lhe as pálpebras, e compridos a ponto de projetarem sombras nas mimosas faces” Capítulo 6, página 57
“Era o nariz fino, um bocadinho arqueado; a boca pequena, e o queixo admiravelmente torneado.” Capítulo 6, página 57
Martinho dos Santos Pereira (Pereira)
Um homem rude patriarcal, na qual não muda seus costumes, sempre seguindo as regras. Além de durão, conservador e ingênuo era muito desconfiado. Já possuía certa idade e era gordo. Pai da Inocência.
“Homem já de alguma idade, o recém-chegado era gordo, de compleição sanguínea, rosto expressivo e franco. Trajava à mineira e parecia, como realmente era, morador daquela localidade” Capítulo 2, página 33
Guilherme Tembel Meyer
Um Alemão alto, rosto redondo, jovem com nariz pequeno, barba comprida, bigode e cabelos loiros. Um admirador da natureza que viajou para o Brasil para