minerios
Os minérios de ferro são rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável. O ferro encontra-se geralmente sob a forma de óxidos como a magnetita e a hematita ou ainda como um carbonato, a siderita.
Tipos principais de minérios de ferro
São quatro as variedades principais: siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3.nH20), hematita (Fe2O3) e magnetita (Fe3O4).
A Magnetita
- A Magnetita, é um mineral magnético formado pelos, cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, 72,4% de ferro e 26,7% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaétrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso especifico entre 5,158 e 5,180. A magnetita é a pedra-ímã mais magnética de todos os minerais da terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússola. O nome, magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia (região da Grécia), e magnésia quer dizer "lugar das pedras mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se.
A hematita
- A hematita é um mineral de fórmula química(Fe2O3), O mineral contém, às vezes, pequenas quantidades de titânio. Pode ser usada como gema (variedade especularita) e quando recebe lapidação facetada é frequentemente chamada de diamante-negro.É um mineral muito comum, preto a cinza, marrom a marrom avermelhado ou vermelho.O mineral pode precipitar fora da água ou no fundo de um lago ou outro lugar com água parada. No entanto, hematita pode também formar-se em ausência de água, como resultado da atividade vulcânica. É idiocromática, de brilho metálico e dureza entre 5,5 a 6,0 na escala de Mohs.
A limonita
- A limonita é um termo aplicado a um grupo de óxidos de ferro hidratados, amorfos e de cor amarela ou acastanhada, formados a partir da oxidação de minerais que contêm ferro.