Trabalhos
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 6
REFERENCIAL TEÓRICO 6
A CULTURA ESCRITA 6
O SISTEMA ALFABETICO E ORTOGRÁFICO DE ESCRITA 6
A LEITURA 6
A PRODUÇÃO DE TEXTO 6
DIMENSÕES IMPLICADAS NO ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS NA FASE INICIAL DA ALFABETIZAÇÃO 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA
CRISTINA RODRIGUES DE ASSIS
LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS
GOIABEIRA
2011
CRISTINA RODRIGUES DE ASSIS
LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS
TCC apresentado como parte dos requisitos para aprovação final do Curso de Pedagogia para ser submetida à avaliação pela bancada supervisora, tendo como orientador (a) Professor (a). Adriana Araújo.
GOIABEIRA
2011
RESUMO
Através da pesquisa comprovou que aprender a ler e escrever é apropriar-se do código, é tornar-se um usuário da leitura e da escrita. A Escrita como representação simbólica da linguagem falada e enquanto objeto de atuação e conhecimento pela criança só é significativa em situações de uso efetivo, que levem em conta os interlocutores ou as situações de produção de linguagem. A alfabetização é essencialmente um trabalho de linguagem e com a linguagem que envolve: capacidade de simbolismo; formação de conceitos; compreensão da função social da escrita e a interação com um adulto, referencial de um contexto sociocultural letrado. O Objetivo desse artigo é desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura e à escrita na fase inicial da alfabetização. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Walmir Sherr na cidade de Goiabeira MG. O método usado foi à pesquisa bibliográfica, observação na 4ª Etapa, regência em sala de aula no 5ª Etapa. PALAVRAS-CHAVE: Oralidade, Leitura, Escrita, Alfabetização.
INTRODUÇÃO
Leitura e escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade letrada em que vivemos. São ferramentas para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea é a