Trabalhos
Fundamentos e Práticas Educativas na Educação Infantil
Cuiabá-MT
2013
FEICS - Faculdade Evangélicas Cantares de Salomão
Cuiabá, 26 de agosto de 2013.
Docente: Carla Melissa
Discente: Neuzinete Moraes de Souza Oliveira
Pedagogia – 4° Semestre
Disciplina: Fundamentos e Práticas Educativas na Educação Infantil
Conceitos de Criança e Infância
Cuiabá-MT
2013
Conceitos:
1. Criança: É o oposto do adulto. Designa criança aquela que está estabelecida pela falta de idade ou maturidade. A criança, como todo o ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com determinada cultura e um determinado momento histórico. Possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio precisando ser compreendido e respeitado a partir de suas singularidades.
2. Infância: O sentimento de infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças corresponde à consciência da particularidade infantil que distingue essencialmente a criança do adulto, mesmo jovem (Ariés, 1978-99). Nessa perspectiva o sentimento de infância é algo que caracteriza a criança, a sua essência enquanto ser, o seu modo de agir e pensar, que se diferencia do adulto, portanto merece um olhar mais especifico.
Como foi construído o sentimento de infância?
No período moderno no início do século XVII, buscando um elemento que fundamenta este estudo, fora encontrado a família que é o principal responsável por esta falta de sentimento e logo depois e presença deste. Esta relação se dá a princípio pela forma que se desenvolve os laços familiares, no período medieval, esta se dá a partir das relações com a terra, e no período moderno com a mudança da mentalidade e a forma da família se relacionar mantendo laços mais estreito surge certa