Trabalhos
Preservar Alimentos
Desde dos tempos antigos, as procuramos cuidar melhor de seus alimentos utilizando diferentes métodos de preservação para controlar a sua deterioração, a transmissão de doenças e a infestação de insetos.
Com o passar dos séculos, as técnicas de preservação de alimentos foram se desenvolvendo com o aumento do conhecimento científico. Os métodos atuais incluem o congelamento, a secagem, o enlatamento, a preparação de conservas, a pasteurização, a fermentação, o resfriamento, o armazenamento em atmosfera controlada, a fumigação química e a aplicação de aditivos preservastes.
Hoje em dia a irradiação promete melhorar cada vez mais nossa habilidade de conservar os alimentos e, ao mesmo tempo, reduzir algumas doenças próprias dos mesmos.
Irradiação de alimentos é considerado um processo físico de tratamento comparável à pasteurização térmica, ao congelamento ou enlatamento.
Este processo envolve a exposição do alimento a um dos três tipos de energia ionizante: raios gama, raios X ou feixe de elétrons.Este processo é feito em uma sala ou câmara especial de processamento por um tempo determinado. A fonte mais comum de raios gama, para processamento de alimentos, é o radioisótopo Cobalto 60.
O cobalto 60 é colocado em uma instalação conhecida como irradiador através de raios gama trata o alimento.
O Cobalto-60 possui meia-vida de 5,3 anos
Cobalto 60 pode penetrar no alimento causando pequenas e inofensivas mudanças moleculares. A energia simplesmente passa através do alimento que está sendo tratado e, diferentemente dos tratamentos químicos, não deixa resíduo. Os produtos que foram irradiados podem ser transportados, armazenados ou consumidos imediatamente após o tratamento.
Seus resultados podem variados dependendo do
A irradiação de alimentos pode produzir uma variedade de resultados, dependendo do tipo do alimento e da quantidade de energia ionizante absorvida pelo mesmo. Esta energia é usualmente medida por uma