trabalhos
Os elementos conhecidos como gases nobres - Hélio (He), Neônio (Ne), Argônio (Ar), Criptônio (Kr), Xenônio (Xe) e Radônio (Rn) – pertencem ao grupo 0 (zero) ou 18 da tabela periódica. Os gases nobres possuem características especiais, uma delas diz respeito à camada de valência, eles possuem oito elétrons no nível de energia mais externo. Essa configuração eletrônica dá a esses gases uma grande estabilidade, pois eles não precisam compartilhar seus elétrons, porque já possuem seu octeto. Esses gases constituem 1% da atmosfera, sendo que o Argônio é o gás encontrado com maior abundância (0,93%). Além disso, os gases nobres podem ser encontrados em coisas do dia a dia, como anúncios luminosos e projeções de foguete.
Hélio
O elemento Hélio ( He) que possui numero atômico 2 e massa 4,003, está localizado no 1° período da família 18 ou 0(zero) da classificação periódica dos elementos. Esse elemento é utilizado como atmosfera inerte na soldagem de aços inoxidáveis, titânio, magnésio e alumínio. Os mergulhadores usam-no misturados com oxigênio, para respiração em grandes profundidades em pesquisas submarinas. Esse gás também é usado em balões meteorológicos e dirigíveis. O Helio é mais leve do que o ar, isto é, a densidade do Helio é menor que a densidade do ar diferenciando-se do hidrogênio por não ser inflamável. Os depósitos de gás Helio de 5 a 10 K devem ser armazenados como liquido devido ao grande incremento de pressão que se produz ao aquecer o gás em temperatura ambiente. Quando aspirado, o Helio distorce a voz. Deve-se tomar cuidado ao fazer isso, o gás pode provocar sufocamento por pressão de oxigênio. A grande importância desse gás nobre está relacionada com pesquisas científicas e aplicações na área da medicina.
Neônio
O elemento Neônio (Ne) que possui numero atômico 10 e massa 20,18, está localizado no 2° período da família 18 ou 0 (zero) da classificação periódica dos elementos.É um gás nobre incolor,praticamente inerte,