Trabalhos
Edson Fiamenghi[1]
Nilza Gonçalves Pinheiro[2]
Tatiane Alves da Silva[3] RESUMO: Esse trabalho se insere dentro desse campo de problematização, referente às representações históricas sobre a cultura africana na construção da nação brasileira. Para tanto, objetivamos apresentar as influências do povo afro em diferentes regiões do Brasil, bem como, compreender a luta histórica dos movimentos sociais, especialmente dos movimentos negros brasileiros por uma sociedade mais justa e por uma educação que valorize cada ser humano, reconhecendo a contribuição do negro para a cultura brasileira. A metodologia utilizada para o levantamento de dados é a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. O estudo é conduzido à luz das contribuições teóricas de autores como Seriacopi (2005), que relata os comportamentos e suas características, naquela época, dos povos africanos. PALAVRAS-CHAVE: Africanos. Povo brasileiro. Cultura.
1. Introdução
O estudo em questão discorre sobre as representações históricas da cultura africana na construção da nação brasileira. Nos primórdios da humanidade, há ½ milhões de anos, todas as pessoas tinham a mesma cor de pele dos africanos. Mas o sol intenso reduzia a chance de sobrevivência das pessoas com pele mais clara, o que resultou na variação por mutação na proteína receptora.
Nesse sentido, objetivamos apresentar as influências do povo afro em diferentes regiões do Brasil, bem como, compreender a luta histórica dos movimentos sociais, especialmente dos movimentos negros brasileiros por uma sociedade mais justa e por uma educação que valorize cada ser humano, reconhecendo a contribuição do negro para a cultura brasileira.
A metodologia utilizada para o levantamento de dados é a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. 2. A escravidão e os africanos
Na África existia escravidão com características bem distintas das encontradas em sociedades européias. O