Trabalhos
Família
É considerada o fundamento universal das sociedades por se encontrar em todos os agrupamentos humanos. Toda sociedade humana tem regras que abrangem as relações sexuais e a procriação de filhos, situando a criança em determinado grupo de descendência.
De modo geral, é o casamento que estabelece os fundamentos legais da família, mas pode haver famílias sem casamentos.
Tipos de família
Existem diferentes tipos de família e diferenças na maneira de como se organizam. A família pode ser: elementar, extensa, composta, conjugada-fraterna e fantasma.
Elementar: É uma unidade formada por um homem, sua esposa e seus filhos que vivem em uma união registrada. Quando os pais não são casados, sua relação recebe o nome de concubinato.
Extensa: A família extensa é uma unidade composta de duas ou mais família nucleares (extensas e compostas), ligadas por laços consanguíneos; série de familiares próximos pela linha masculina ou feminina.
Família Composta: A família composta (complexa, conjunta) é uma unidade formada por três ou mais cônjuges e seus filhos.
Na família composta podem existir as sociedades monogâmicas e poligâmicas.
Sociedades monogâmicas: Duas ou três famílias conjugadas tendo como centro um homem, uma mulher e seus cônjuges.
Sociedades poligâmicas: Isto é, por meio de relações de adoção.
Conjugada fraterna: Refere-se a uma unidade composta por dois ou mais irmãos, suas respectivas esposas e filhos.
Fantasma: Consiste em uma unidade familiar formada por uma mulher casada e seus filhos e o fantasma. O marido não desempenha papel de pai, é apenas o genitor. A função de pai cabe ao irmãos mais velho.
Funções da família
As funções básicas e fundamentais encontradas em todos os agrupamentos humanos são:
- Sexual: Atende às necessidades sexuais permitidas por meio da institucionalização da união ou casamento, que estabelece um pai legal para os filhos.
- Reprodução: A procriação de filhos é