Trabalhos
A produção do etanol é uma das mais importantes atividades dentro da agroindústria, não só pelo valor da sua produção e dos inúmeros usos e aplicações do seu produto principal, como também dos sub-produtos provenientes e dos empreendimentos correlatos e derivados dessa indústria.
O etanol pode ser obtido por processo químico e bioquímico. No processo químico, a via de obtenção é sintética, enquanto que, no processo bioquímico, a via é fermentativa. A adoção de um ou outro processo está condicionada a uma série de fatores, dos quais considera-se como os mais importantes, o desenvolvimento técnico-econômico e a disponibilidade de matéria-prima na região considerada.
No processo químico, as matérias-primas utilizadas na síntese são o eteno, o anidrido carbônico, etileno e muitas outras de menor importância. A via sintética nunca foi utilizada no Brasil, mesmo antes da Crise do Petróleo.
Atualmente, o etanol pode ser considerado como o produto de maior significado econômico e se constituí certamente na comprovação mais expressiva do potencial de produção de energia a partir de biomassa. Assim, o etanol deve ser encarado muito mais como uma reserva estratégica do que como tentativa isolada de solução de crise de petróleo.
Apesar dos ganhos significativos de produtividade obtidos após a implantação do
PROALCOOL, conforme apresentado nas Tabelas 1 e 2 existe um grande potencial de aumentos de produtividade, ainda não explorado. Segundo estimativas da COPERSUCAR, o potencial de redução de custos de produção, é da ordem de 6,3% distribuídos, conforme mostrado na Tabela 3.
Tabela 1. Variação dos rendimentos das operações unitárias do processo industrial de etanol, no período 1973-1985.
-------------------------------------------------
O álcool é uma classe de compostos orgânicos que possui na sua estrutura um ou mais grupos de hidroxilas, -OH, ligados a carbonos saturados.
Matérias-Primas de Etanol
O etanol pode ser produzido a partir de