Trabalhos
Filosofia
“O que a filosofia nos ensina é o risco de tornar por certo aquilo que deveríamos prestar atenção cuidadosa, bem como a possibilidade de descobrir, sob o prosaico comum e rotineiro, UM UNIVERSO DE EXTRAORDINÁRIA RIQUEZA E VARIEDADE, diante do qual podemos somente nos maravilhar.” Frase de Matthew Lipman, filosofo norte-americano.
Por que os seres nascem e morre? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes, de uma arvore nasce outra árvore, de um cão nasce outro cão, de uma mulher nasce uma criança? Por que os diferentes também parecem fazer surgir diferentes: o dia parece fazer a noite, o inverno parece fazer surgir à primavera, um objeto escuro clareia com o passar do tempo, um objeto claro escurece com o passar do tempo? Por que tudo muda? Por que o que parece uno se multiplica em tantos? De uma arvore, quantas flores e quantos frutos nascem! Por que nada permanece idêntico a si mesmo? De onde vêm os seres? Para onde vão, quando desaparecem? Por que se transformam? Por que se diferenciam uns dos outros?
Mas também, por que tudo parece repetir-se? Depois do dia à noite: depois da noite o dia, de dia o sol: à noite a lua. Ninguém nasce adulto ou velho, mas sempre criança, que se torna adulto e velho.
Por essas e outra perguntas que filosofia significa amor pela sabedoria, que é o fruto da capacidade do homem de se admirar com as coisas (Platão 428-354 a.C.), estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, é a mente e a linguagem conhecida por estimular o pensamento lógico e critico. É a procura da verdade; as perguntas em filosofia são mais essenciais que as respostas e cada resposta transformam-se numa nova pergunta, é compreendida como uma das mais importantes contribuições oferecidas pela civilização grega.
Filosofar é questionar o mundo a vida toda, buscar respostas para as próprias