Trabalhos
Tempos passados as gravações eram feitas com vídeo-tapes que eram aparelhos que utilizavam fitas magnéticas em carretéis, eram aparelhos de uso complicados, pesados e portando alto custo. Desta forma a gravação amadora quase não existia.
O primeiro videocassete , com sistema de vídeo caseiro apareceu no mercado inicialmente no ano de 1971 e foi desenvolvido pela Sony. Recebeu o nome de U-matic.
A JVC inventou um sistema de áudio e vídeo, que foi lançado em 1976. Suas características: * Era composto de fitas de vídeo e de um equipamento de gravação e reprodução que permitia o registro de programas de TV e sua posterior visualização * A facilidade de operação e a uma razoável qualidade fizeram com que o sistema se difundisse. * Com o tempo foram introduzidos gravadores portateis alimentados por baterias que acoplados a câmeras permitiam gravações caseiras em vídeo.
Há três formatos mais conhecidos de videocassetes: Betamax, VHS e Betacam. O VHS é a sigla para Video Home System (Sistema de Vídeo Caseiro). A diferença entre eles gira em torno de características físicas e técnicas de gravação e reprodução de imagens.
O videocassete é um aparelho eletrônico capaz de gravar e reproduzir imagens de cassetes (fitas de vídeo – fitas magnéticas). Esses eletrônicos podem ser chamados de V-K7 ou também por VCR (Video Cassette Recorder).
O sistema foi introduzido na década de 1980 no Brasil e alastrou-se rapidamente ganhando o mercado contra o Betamax, o primeiro formato de videocasste. Com o tempo o formato foi desenvolvido gerando subprodutos como o VHS-C (VHS Compacto), que tinha as mesmas características técnicas mas com uma caixa menor (consequentemente com menor duração) que permitiu a sua colocação em câmeras de pequeno porte aumentando a portabilidade dos equipamentos e maior difusão. Este cassete VHS-C para ser reproduzido em um reprodutor VHS convencional era encaixado em um adaptador, na verdade uma caixa VHS padrão