A realidade histórico social da epoca da fundação e dos primeiros anos de trabalho da escola se serviço social de são paulo
A revolução de 30 e o governo provisório de Getúlio Vargas
A ascensão de Getúlio Vargas ao poder rompeu com décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência. Irritados com o domínio paulista nas decisões politicas, as mineiras se uniram aos gaúchos e paraibanos para formar a chamada aliança libertadora liderada por Getúlio que prometia voto secreto, leis trabalhistas e etc., e assim impedir o governo de apoiar o paulista Júlio Prestes de substituí-lo e dessa maneira não deixar que os paulistas continuassem a dominar as decisões no país.
A aliança libertadora articulou um golpe, que colocou Getúlio no poder. Como presidente ele criou; eleições diretas, ministério da educação e saúde, ministério da indústria, comércio e do trabalho: jornada de trabalho, descanso semanal, férias, proteção do trabalho da mulher e do menor, etc.
Getúlio ficou por 15 anos no poder e logo depois eleito pelo voto popular voltando a presidência, foi marcado pelo investimento no Brasil, e na área trabalhistas, sua politica gerou empregos no Brasil e suas medidas favoreceram os trabalhadores brasileiros.
A partir dos primeiros direitos aos cidadãos garantidos pelo Estado, à igreja percebe a diminuição de seus seguidores, então como uma forma de trazer essas pessoas para seguir a cultura, pensamentos e conservar todo o histórico da igreja, passa a prestar o assistencialismo, as senhoras burguesas iam ate a casa dos pobres a fim de oferecer algum tipo de aprendizado com higiene, etc., a assim traze-lo