Trabalhos
* Achei interessante a colocação feita pelos autores do texto, principalmente a abordagem da autora Rosemary Stewart, pois de acordo com sua citação as semelhanças entre um administrador e um empreendedor são bem maiores que as suas diferenças, como abordou Hampton, tendo em vista que para ser um empreendedor são necessárias algumas características adicionais além das que uma pessoa já possua como administrador, tais como uma ampla visão e conhecimento do negócio, experiência, inteira dedicação, e também o saber aproveitar e identificar as oportunidades que surgirem a sua frente de forma precisa, como mostra o autor Kirzner.
Outra abordagem que achei interessante foi a do autor Schumpeter, quando ele fala que um empreendedor pode também inovar dentro de uma empresa/negócio já existente. Acredito sim que isso aconteça, porém do meu ponto de vista seria bem mais “fácil” começar uma empresa/negócio do início, ou seja, ser o formulador da ideia, do que continuar um empreendimento que alguém já teria começado em tempos atrás. Como diz a expressão: “Pegar o bonde já andando” e obter sucesso, do meu ponto de vista é mais difícil/complicado, principalmente se determinada empresa estiver na iminência de entrar em falência, por exemplo. Seria necessário do empreendedor ainda mais conhecimento, dedicação, senso de direção e de liderança, sem esquecer-se de dizer que isso deveria acontecer em curto prazo, levando em conta a situação em que tal empreendimento se encontra. Esse empreendedor sim, que conseguisse tamanha faceta, sem dúvida seria um empreendedor de sucesso.
2. Ressalte seu ponto de vista sobre as características que um administrador deve possuir e as que o empreendedor deve ter. Elas são similares ou completamente opostas? Um administrador pode ser um