Trabalhos
O fator de potência, indicado por cos ϕ, onde ϕ é o ângulo de defasagem da tensão em relação à corrente, é a relação entre a potência ativa ( P ) e a potência aparente ( S )
[pic]
Assim, -Carga Resistiva: cos ϕ = 1 -Carga Indutiva: cos ϕ atrasado
-Carga Capacitiva: cos ϕ adiantado
Nota: Os termos, atrasado e adiantado, referem-se ao ângulo da corrente em relação à tensão.
Um motor não consome apenas potência ativa que é depois convertida em trabalho mecânico e calor ( perdas ), mas também potência reativa, necessária para magnetização, mas que não produz trabalho.
Para se obter o conjugado em kgfm tendo-se a potencia em cv, teremos:
C=[pic]
P-potência do motor em (cv) C-Conjugado em (Kgfm) n-velocidade do rotor em RPM
Lembrando que 1cv = 75kgfm/s = 736W = 0,736kW, pode-se obter o conjugado em kgfm ou em Nm, dependendo da unidade da potencia do motor em cv ou em kW.
Para melhor entendimento das relações mostradas a seguir é necessário lembrar que: 1- 1kgf = 9,81N
2- 1kW = 1,36cv
Relação entre conjugado e potência.
Na prática quando necessitamos aplicar um motor em uma máquina qualquer, precisamos conhecer o conjugado exigido para o perfeito funcionamento Por este motivo os fabricantes de motores indicam nas especificações técnicas a potencia em (cv ou kW), tensão, corrente, r.p.m. nominal e fator de potencia, incluindo o conjugado nominal, de partida e máximo em (kgfm ou Nm). Assim podemos utilizar uma das equações que relacionam conjugado em (kgfm ou Nm), potência em (cv ou kW) e velocidade em r.p.m.: