Ciencias contabeis
De acordo com Francisco D’Áuria o conceito de contabilidade é: “a contabilidade é a ciência que estuda pratica as funções de orientação, controloe e registro relativos aos fatos da administração econômica”. Para Hendriksen “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.
Resumindo, a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.
O objeto da contabilidade é o patrimônio, pois no patrimônio das entidades está a razão de ser da contabilidade.
O objetivo da contabilidade é verificar a qualquer momento se a atividade da empresa está produzindo lucros ou prejuízos e de que forma esses resultados estão sendo gerados. Sua finalidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.
b) Escrituração contábil
É o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis.
É feito pelo livro diário e pelo livro-razão. O livro diário é obrigatório, todas as empresas devem fazer os lançamentos, encadernar e registrar em órgãos competentes, como juntas comerciais e cartórios. Esses registros são feitos em ordem cronológica observando dia, mês e ano e os registros devem ser enumerados. Já o livro-razão que também é obrigatório, é indispensável em