Biosegurança
A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença contagiosa e letal, causada pelo vírus HIV. É muito importante que se tenha o conhecimento dos sinais e sintomas da doença. Diferentes lesões envolvendo cabeça e pescoço estão sendo associadas à esta patologia e algumas manifestações orais são consideradas os primeiros sinais e sintomas da doença (ROSSA & MARCANTONIO, 1991).
Todos os pacientes devem ser considerados de risco e é importante que se faça o controle da AIDS através dos métodos de biossegurança e inativação do HIV (ROBBINS, 1998).
De há muito tempo sabemos que os profissionais da Odontologia tem em seu trabalho riscos de contrair doenças infecto-contagiosas que além do ônus para sua saúde e produtividade, pode transmitir a infecção para seus pacientes ou mesmo familiares (CATALDO, 1990).
O risco estimado de infecção pelo HIV ,decorrentes de acidentes de trabalho envolvendo contato com sangue e fluidos orgânicos é de 0,5 % em média, variando conforme o tipo de exposição: percutânea (pérfuro-cortantes) ou em pele e mucosas integras (MAGALHÃES, 1993).
Objetivo do presente trabalho é esclarecer a importância do conhecimento dos profissionais da Odontologia referente ao contágio, sintomas, tratamento, precauções e biossegurança contra o vírus da Imunodeficiência Adquirida, garantindo a sua saúde e dos demais pacientes.