Trabalhos x)
A eficiência energética é definida como a optimização que podemos fazer no consumo de energia. Antes da energia se transformar em calor, frio, movimento ou luz, a energia sofre um percurso mais ou menos longo de transformação, durante o qual uma parte é desperdiçada e a outra, que chega ao consumidor, nem sempre é devidamente aproveitada. A eficiência energética pressupõe a implementação de estratégias e medidas para combater o desperdício de energia ao longo do processo de transformação: desde que a energia é transformada e, mais tarde, quando é utilizada.
Na Natureza, a energia existe em diferentes formas e, para a utilizarem precisão de a transformar. Quando a transformação ocorre, parte da energia perde-se, criando desperdícios prejudiciais para o ambiente. Estas perdas são inevitáveis e devem-se a questões físicas. Mas outra parte é perdida pelo mau aproveitamento e falta de optimização dos sistemas.
Com esse desperdício tem vindo a merecer a crescente atenção das empresas que processam e vendem energia. Sendo a energia um bem vital às economias, este tema faz parte da agenda política de vários países e que tem vindo a suscitar uma crescente inquietação da comunidade internacional. Têm-se multiplicado as iniciativas para a promoção da eficiência energética. Empresas, governos e ONG por todo o mundo têm investido fortemente na melhoria dos processos e na pesquisa de novas tecnologias energéticas, mais eficientes e amigas do ambiente, bem como no aproveitamento das energias renováveis.
Conselhos para poupar energia * Evite ter as luzes ou equipamentos ligados quando não for necessário. * Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras e obtenha a mesma luz por menos 80% de energia. As lâmpadas economizadoras têm também um período de vida útil 8 vezes superior, em média. * Aproveite toda a energia natural que puder. Evite perdas de calor e infiltrações, através do isolamento eficaz de