Trabalho x
Considerando as intensas transformações ocorridas até o momento, podemos observar que grande parte delas resulta de processos políticos, sociais e econômicos, que interferem diretamente na sociedade, modificando comportamentos e valores e determinando novas formas de apreensão da realidade.
Como já afirmamos, desde o seu nascimento a Filosofia busca conhecer amplamente a realidade relacionando os diversos saberes, sem recortes de temas, a fim de integrá-los numa compreensão geral e abrangente. Portanto, o conhecimento filosófico procura desenvolver a capacidade de ampliar a visão do ser humano, estabelecendo um vínculo indissociável entre as mais variadas disciplinas, para que se possa chegar a uma compreensão conjunta dos saberes como um todo unificado. Diferentemente dos modelos científicos modernos, a filosofia se pauta por uma reflexão integrada da realidade. Na busca de um conhecimento certo e evidente, que possa ser previsto e controlado, as ciências passam a assumir o papel de sistematização e controle dos fenômenos pesquisados, tendo em vista que as pesquisas científicas procuram eleger um objeto único para suas investigações.
Conforme amplamente mencionado, a filosofia não limita sua investigação a um objeto determinado, isolado em si mesmo. Para o filósofo, todo e qualquer tema deve ser analisado levando em conta uma reflexão ampla e de conjunto. cientistas Por conseguinte, considera-se que a ciência faz uso de juízos de realidade – ou juízos de fato – para comprovar suas teses, que têm por função apresentar e descrever, de modo objetivo e evidente, a relação entre fatos e fenômenos, pretendendo mostrar, de modo quantitativo, como funcionam e como podem ser controlados, para demonstrar a veracidade do julgamento. Por exemplo: O quadrado tem quatro lados. / A água ferve a 100 °C, nas condições normais de pressão e temperatura. / Aquela blusa é verde. / 2 + 2 = 4. filosofos A filosofia, ao