TRABALHOS A
Arquitetura e Urbanismo - 3º Termo A
Aluna: Thiago Augusto Albergoni
Professor: Douglas
Matéria: Metodologia do Trabalho Cientifico
Relatório de Avaliação Pós-Ocupação Residencial
A avaliação pós-ocupação residencial foi elaborada com os seguintes temas: título, autores, resumo, abstract, introdução, métodos, considerações finais e referencias.
Docente da PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Arquitetura – e-mail: marilice@net.crea-rs.org.br - Rua Santana, 666/ 504 – CEP 90040-371 – Porto Alegre – RS - Tel.: 0xx 51 30192863 - 32173761.
Os materiais utilizados foram: a medição da temperatura de superfície e temperaturas mínima e máxima no interior foram feitas em vários momentos, entrevista com os usuários, levantamento fotográfico, configurando-se uma avaliação pós-ocupação qualitativa.
Constatou-se que não havia critério para uso adequado das aberturas, havia frestas nos lambris e o isolamento térmico estava degradado. Foram feitas recomendações para projeto e orientações aos moradores quanto ao manejo das aberturas. Após a obra ter sido executada, as medições foram refeitas para fins comparativos. No verão de 2004, o ar-condicionado passou quase todo o tempo desligado, provando que o sistema projetado proporcionou conforto térmico, demonstrou eficiência e maior sustentabilidade.
Com o isolamento novo, reduziu as diferenças térmicas no ambiente. Devido a isto também, o uso do ar-condicionado não foi necessário, pois conforme informações dos usuários, nos dias mais quentes, ele não foi ligado, apenas os exaustores em determinado período enquanto as grelhas estavam com as aletas abertas. Logo, a casa passou a ser sustentável em quase todo o período de verão. Observe-se que a diferença térmica quando as janelas estão abertas é maior, logo, para que haja sustentabilidade, deve ser dada orientação quanto ao manejo das esquadrias, pois sem que os usuários compreendam o