Fichamento Uma Hist Ria Do Negro No Brasil Cap 2
O autor inicia falando sobre o transporte negreiro aonde estima – se que do Séc. XVI ao séc. XIX mais de 11 milhões de escravos (homens, mulheres e crianças), as Américas, O Brasil foi um dos países mais ligados a esse trafego de escravos aonde maior parte desses trafico foi feito de maneira violenta, conduzindo os negros para o trabalho escravos em lavouras de café.
A colônia portuguesa (o Brasil) dependia de grande suprimento de africanos para atender às necessidades crescentes de uma economia carente de mão-de-obra. [Pag.39.]
Vemos no trecho acima uma dependência economia por falta de mão de obra causadora dessa busca desenfreada por escravos, muitos fugiam para os quilombos ou saiam através de alforria com isso aumentava a demanda de escravos africanos.
Mas antes de investir maciçamente no tráfico africano, os colonos portugueses recorreram à exploração do trabalho dos povos indígenas que habitavam a costa brasileira. [Pág. 40].
Observamos acima que antes da chegada maciça dos escravos africanos tentou-se se trabalhar com a mão de obra nativa, aonde eram organizados expedições para capturar esses nativos às chamadas “Guerras Justas”, mais com o tempo ouve um declínio, pois os nativos não eram resistentes às doenças das lavouras e com os tempos suas fugas saiam caras aos seus senhores, pois eles saiam para longe das costas. As comunidades indígenas que não aceitavam o catolicismo eram submetidas à escravidão. A coroa não tinha interesse na escravidão dos indígenas era algo dos colonos, sem condições de trazer escravos africanos muitos ainda escravizavam os índios.
O povoamento do Brasil através do tráfico.
Através do tráfico africano os portugueses puderam colonizar o território Que mais tarde passaria a se chamar Brasil.(pág.42).
Através do trafico negreiro houve um povoamento nas cidades eram ocupadas terras recém-descobertas e as já habitadas, tanto por negros como por indígenas vemos melhor nessa citação.
Desde meados