Trabalhos Thaís
Ao longo do tempo, os índios aqui formados desenvolveram diferentes tipos de costumes, línguas, valores e tradições
Este trabalho irá relatar um pouco sobre a vida dos indígenas, sua organização social, o contato com os europeus, educação, funções e divisões de trabalho, as tribos, religião, etc
Alguns historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus na América havia mais ou menos 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de índios, aproximadamente. Estes índios brasileiros ficavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupis-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).
Hoje em dia, calcula-se que somente 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Mas muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato que eles tiveram com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
A sociedade indígena na época do contato com os europeus
O primeiro contato de índios com portugueses em 1500 foi de muita estranho para as duas partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente diferentes. Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha para Pedro Álvares Cabral e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Os indígenas que moravam no Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente da mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, isso porque utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por