Trabalhos moda
Neste trabalho vou falar sobre os filmes A Origem, Laranja Mecânica e Um Cão Andaluz, o texto A arte depois da filosofia – Escrita de artista, os movimentos Surrealismo e Dadaísmo, com a estilista Ela Schiaparelli e o desfile da Miu Miu.
Terá um breve resumo dos filmes e em seguida uma relação de todos esses “títulos”. Mostrando que a moda, a literatuda, o cinema e a arte se completam.
Abstrato, irreal e inconsciente, este é o Dadaísmo podendo comparar com o filme A Origem, onde vivem nos sonhos, colocando situações pré-estabelecidas antes mesmo de dormir, ficando totalmente fora da realidade.
Juntamente com o Surrealismo que busca expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos e com o O Cão Andaluz onde ele busca objetivar-se uma lógica consciente mas sim um discurso inconsciente. O filme é formado por partes de um sonho de Salvador Dali, onde Salvador era amigo de Elsa Schiaparelli, eles chegaram a trabalhar muitas vezes juntos, o que resultou em várias criações bastante particulares, como o famoso chapéu em forma de sapato Chapéu-Sapato de 1937.
Schiaparelli acreditava que a moda não podia estar desvinculada da evolução das artes plásticas contemporâneas, sobretudo a pintura. Seus modelos eram surrealistas, exóticos.
A Laranja Mecânia nos dá a ideia de surrealismo, pelo fato de o enjoo e a dor pode nos segurar de fazer o que somos “viciados”, como nesse caso a violência. Ficamos tão perturbados ao ponto de tentar se suicidar. E juntamente com O Cão Andaluz é perturbador e exploram o inconsciente humano.
Mas o artista se preocupa apenas como a arte é capaz de seguir logicamente o desenvolvimento, as formas linguísticas de um artista são com frequência linguagens ou diálogos “privados” é uma consequência inevitável da liberdade do artista de construções morfológicas e que é preciso ter familiaridade a arte contemporânea para apreciá-la e entende-la.
Miu Miu mostra isso ao usar uma temática