Trabalho Moda
NEOCLÁSSICO
O Neoclassicismo é um movimento que contrapõe o Barroco e ao Rococó, ele volta aos princípios Greco-romanos. Ele reflete as mudanças ocorridas no período que são relacionadas ao racionalismo de origem iluminista e a formação de uma cultura cosmopolita.
Arquitetura: pode se perceber os novos ideais bem marcados, e que a simplicidade é a principal característica. Em alguns se pode perceber mais influência romana com alguns monumentos, em outros mais influência grega com mais pureza.
Escultura: se observa estátuas de heróis uniformizados, mulheres com as túnicas de Afrodite ou crianças com um filósofo, o que marcou o começo da escultura neoclássica. Depois foram feitas esculturas de bustos de imperadores. Eles buscavam sempre deixar os movimentos e as posições do corpo bem realistas, e também a busca de um equilíbrio entre o naturalismo e a beleza ideal, utilizavam o dinamismo nos gestos e a suavidade das formas.
Pintura: existe sempre elementos mitológicos em que os quadros pareciam sempre parte de uma encenação teatral. Há uma pureza nas linhas e sempre buscava uma beleza estatuária em que os contornos eram claros, as cores puras e realistas e a iluminação centralizada.
NEOCLÁSSICO NO BRASIL Quando Napoleão decretou o Bloqueio Continental criou dificuldades econômicas com a Inglaterra, como Portugal era subordinado economicamente à Inglaterra tentou acabar com o bloqueio. Napoleão então invade Portugal, como não tinha o que fazer ao ataque, a família real vem ao Brasil. Em 1808, quando a corte real chega ao Brasil, começou uma nova fase na arquitetura brasileira. Ela se subdividiu em duas versões. A primeira que é o Neoclássico Oficial, em que é praticamente todo feito de importações e a segunda que é a versão Provinciana Simplificada feita por escravos. O Neoclássico Oficial se desenvolveu nos centros maiores (Rio de Janeiro, Recife) em que se tinha o maior contato com a Europa tendo assim uma arquitetura que se desenvolveu tendo