libras, uma luta um sonho uma vitporia.

963 palavras 4 páginas
UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS FASE I

Uma breve reflexão a respeito de Práticas Curriculares e Educação Inclusiva

Há muito vem sendo discutida uma educação para “todos”, importantes movimentos nacionais e internacionais foram protagonistas do processo que molda nossa educação para atender as demandas de nossa realidade. A atual política nacional preconiza a educação integradora que atende a todos incluindo os portadores de necessidades especiais. Porém os principais debates a respeito dessa idéia vêm abordando importantes princípios que devem ser levados em consideração para que a escola se torne um espaço mais acolhedor e disseminador de uma educação de qualidade.

Os debates sobre integração suscitaram uma nova visão a respeito do que se defendia por esse termo. Após muitas reflexões de importantes autores como Silva
(2004) citado por Dorziat que em sua visão defende

Que as discussões a respeito de diferença e identidade não pode ser reduzida a uma questão de respeito e tolerância para com a diversidade, pois estas não estão simplesmente aí como dados da natureza, elas são cultural e socialmente produzidas e, como tal, devem ser questionadas e problematizadas. Silva (2004)

Esses debates levaram muitos estudiosos da educação a aceitarem que uma educação integradora não é aquela que ver todos os indivíduos como uma massa homogênea, promovendo um trabalho que tornassem todos iguais. Nessa perspectiva entende-se que para se viver em sociedade como cidadãos ativos, críticos e conscientes é necessário que certamente sejamos tratados como iguais, todavia levando em consideração o fato de possuirmos todos, os mesmos direitos de manifestar nossa opinião, de sermos valorizados pelo que somos e pensamos e por sermos autores de nossa própria história e juntos com os demais, da história de nossa cidade, Estado ou nação.
Com base nesses princípios não podemos discutir educação inclusiva, educação para todos e educação integradora sem tratarmos

Relacionados