Trabalhos gerais
A EXPORTAÇÃO DA NATURA PARA O CHILE
Natura - Uma expansão perfumada
A maior indústria brasileira do ramo de cosméticos e perfumaria, tem sido longa e, muitas vezes, penosa. Desde que deslanchou, há 28 anos, sua investida para colocar cremes, batons e perfumes seus nas bolsas de consumidoras além das fronteiras nacionais, a Natura, um dos 15 maiores fabricantes de cosméticos do mundo, com faturamento de R$ 4 bilhões no ano passado, tem alternado avanços importantes com resultados de vendas ainda modestos. No início, limitava-se a atender a pedidos de distribuidores de países vizinhos interessados em importar os produtos que faziam sucesso entre as brasileiras.
A Empresa Natura foi crescendo aos poucos, ela apenas uma lojinha de bairro que si transformou em grande Distribuidora de Cosméticos, onde vende variados lançamentos de perfumes, cremes. Hidrante, batons. Natura resolveu cutucar o maior mercado de cosméticos do mundo: a França. A ousadia de disputar o varejo de cosméticos em plena capital mundial da perfumaria foi igualmente temperada por boa dose de prudência. A intenção era usar uma única loja como vitrine para seus produtos e também como fonte de aprendizado de como operar no mercado mais competitivo do mundo nesse segmento., A Natura acaba de anunciar uma mudança de patamar em sua estratégia de internacionalização..
A empresa colocava ali sua linha produzida na fábrica em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, replicando no exterior o modelo de vendas diretas, por intermédio de consultoras, que está na base do sucesso comercial da empresa no Brasil. Fiel ao estilo de avançar com cautela, a Natura informa que não pretende instalar manufatura própria nesses países – pelo menos