trabalhos feitos
No dia 4 de novembro de 2014, foi realizado uma atividade na Universidade do Sul de Santa Catarina no laboratório de arqueologia(GRUPEP), orientado pelo Alexandro Demathe, Jessica Mendes e Renata Estevam. Para dar inicio a esta tarefa foi apresentado pela Jessica Mendes e Renata da silva a introdução sobre a evolução humana e paleoambientes, explicando a origem da evolução através dos hominídeos e suas características evolutivas, a formação e algumas características dos paleoambientes e os fósseis residentes deste local, em seguida a turma foi divida em grupo para realizamos a atividade em cima de dois cadáveres primeiro de uma criança e outro de um pinguim da espécie Spheniscus magellanicus.
Na analise do primeiro cadáver verificamos o sistema esquelético onde tínhamos que conferir no desenho completo colocando o nome de cada osso, (destacando o cadáver da criança estava incompleto), já no segundo cadáver comparamos cada osso do pinguim- de- magalhães fizemos a contagem dos ossos e pintamos em um desenho do pinguim cada osso encontrado, alem disso anotamos o total dos ossos localizados.
Observamos nesta aula que a evolução humana é uma teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Esta é a idéia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo. Já em paleoambientes, corresponde ao ambiente antigo, existente em determinado período geológico, de onde da grande importância aos fósseis, pois assumem particular relevo na caracterização dos diferentes paleoambientes, permitem pela aplicação do principio das causas atuais correlacionada a os ambientes atuais e antigos. Os fósseis de fáceis