trabalhos feitos
Equatorial: A floresta equatorial é uma formação de florestas que ficam localizadas em regiões equatoriais que abrange toda a floresta amazônica, e também as florestas do sudeste asiático. A floresta equatorial tem como principal característica a grande densidade e plantas de grande porte. Elas são caracterizadas também como autofágicas, pois elas se alimentam de si própria.
Ela está presente em regiões úmidas e de baixa altitude.
O solo das florestas equatoriais é considerado fraco pelo processo de desmatamento, porém ele só é fértil quando se tem matéria orgânica fornecida pela vegetação.
Nessa floresta há uma predominância de animais de pequeno e médio porte, porém na amazônia podemos encontrar onças, peixes-boi, macacos, antas, botos e até mesmo sapos e rãs.
Potencialidade: Inúmeras espécies de animais e vegetais. Extração da madeira. Floresta Tropical
O bioma denominado floresta tropical também chamado de floresta pluvial tropical, é encontrado em regiões de clima quente, com alto índice pluviométrico (quantidade de chuva) situado na faixa equatorial da terra.
Há florestas tropicais no norte da América do Sul (bacia amazônica), América Central, África, Austrália e no sul da Ásia. A Floresta Tropical, também é a mais rica em espécies do que a maioria das outras. É difícil ocorrer uma planta ou árvore que seja semelhante às suas vizinhas. Em uma área amostrada na Austrália, 1.261 árvores contadas em 5.000 m², havia 141 espécies representadas.
As plantas mais abundantes são árvores, em média com 50 metros, que só se ramificam perto do topo formando um “teto”, sob o qual existe um “andar” interno formado pelas copas mais baixas. A estratificação resultante dos vários andares de vegetação origina diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade e umidade. As folhas são elevadas, densas e não caem (perenifólias – duradouras).