trabalhos feitos
OBTENÇÃO (ORDENHA) leite é secretado pela glândula mamária da vaca. Uma vaca que produza 50 l de leite/dia deve bombear cerca de 600 l de sangue para cada litro de leite. O primeiro leite após o parto é o colostro, que difere do leite e é impróprio para o consumo humano. objetivo da ordenha higiênica é obter um leite são, com a menor carga bacteriana possível o que garantirá um produto de boa qualidade ao consumidor e uma matéria-prima de qualidade para a indústria láctea. A ordenha faz parte do processo de obtenção de leite pasteurizado e derivados. Este não começa na usina e os processos de pasteurização são limitados na melhoria da qualidade de um leite ruim. Vacas: o rebanho deve ser saudável, isento de brucelose, tuberculose e verminoses. Os animais não devem esperar a ordenha em ambiente sujo. Vacas doentes ou em tratamento devem ser afastadas da produção.
Mastite: infecção do úbere. O leite tem aumentado seu teor de cloretos, células somáticas, pH elevado e diminui um pouco a lactose e caseína. Produzido vários mo. Entre eles: S. aureus , S. agalactiae . A mastite subclínica é bastante importante. O teste da caneca (fundo preto) ou CMT (detecta leucócitos) deve ser empregado na rotina.
Lavagem do úbere: devem ser limpos com água limpa e morna, secados e desinfetados com iodo
Sala de Ordenha: deve ser limpa, sem acúmulo de esterco e livre de moscas
Ordenha: manual ou mecânica. O ordenhador deve ser saudável, sem lesões nas mãos e estas devem estar limpas, lavadas e desinfetadas. No caso de mecanizada, o equipamento deve estar higienizado antes e ser depois.
Equipamentos de ordenha: não conter rachaduras nas peças de borracha, evitar a formação de depósitos de leite. Limpar sempre
Refrigeração: deve ser imediata, o leite sai a 37 °C da vaca, temperatura ideal para a proliferação bacteriana. O resfriamento retarda o tempo de geração das bactérias. Ex.; uma bactéria que aos
32°C se multiplica a cada30 min., aos 12