Trabalhos feitos
2. Mostre num diagrama de fase esquemático as regiões de aquecimento para normalização de aços carbono:
4. Qual a importância do tratamento térmico de tempera dos aços? Formação da martensita, para elevar a dureza e a resistência mecânica e ao desgaste.
5. Por que se faz o revenido após a têmpera? Para aliviar as tensões e adequar a resistência mecânica do material.
6. Segundo o diagrama de resfriamento contínuo abaixo, se utilizarmos uma taxa de resfriamento de 7,9 graus/S, até chegar a temperatura ambiente (25 graus), qual será a composição da microestrutura do aço? Martensíta e Baínita
7. Qual o problema que se observa ao realizar o tratamento térmico de têmpera de peças de grande massa? Como tu podes sanar este tipo de problema? Cria-se uma queda de dureza em direção ao centro da peça. Adicionando-se elementos de liga melhora a temperabilidade, cromo, molibdênio, vanadium, manganês, silício, níquel. Fratura intergranular: não possui deformação plástica, falha catastrófica, atravessa os grãos. Elementos de liga dificultam a difusão.
8. Em que consiste, de uma maneira geral, o tratamento térmico? Têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas
9. Quais os cuidados que devemos ter na fase de aquecimento? Pressupor que o aço tenha sido austenitizado e que a partir dessa condição será feito um resfriamento rápido.
10. Que é pré-aquecimento? Quando deve ser usado? Através do pré-aquecimento se eleva a energia para permitir a transformação das micro-estruturas, o pré-aquecimento causa também alivio de tensões. Quando deseja-se efetuar alteração de micro-estrutura.
11. Qual a finalidade do tempo de permanência na temperatura de tratamento? homogenizar a microestrutura da peça