Trabalhos escolares
As sociedades tradicionais depois dos avanços do capitalismo também têm sido influenciadas pelas tecnologias e pelos costumes da sociedade de consumo, e com isso as áreas que eles moram estão sendo agredidas por agentes econômicos alheios a essas comunidades.
Com exceção de alguns tratados internacionais de preservação ambiental, até algumas décadas atrás não existiam preocupações maiores por parte da sociedade com relação ao meio ambiente local ou global, a ocupação de novas áreas era realizada sem qualquer parâmetro de proteção ambiental.
A partir de meados do século XX, vários grupos sociais, em diversos países, passaram a promover amplos debates, fazendo emergir a idéia de que os problemas ambientais deveriam ser motivo de preocupação para toda a humanidade. Nessa época, vieram à tona problemas como a contaminação do solo e da água por agrotóxicos, a poluição do ar e da água por resíduos industriais e o desmatamento em larga escala.
A emergência de uma consciência ecológica coletiva é um fato social recentíssimo em nossa historia.
Em consonância com os movimentos de defesa ambiental, surgiram as ONGs, que passaram a atuar no mundo todo, levando diagnósticos ambientais.
No âmbito internacional vem se destacando o papel da ONU nas discussões ambientais. A primeira conferência das Nações Unidas para a preservação do meio ambiente foi realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, denominada Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, e após a conferência de Estocolmo as discussões ambientais passaram a acontecer no mundo todo, e foram criados diversos programas com o objetivo de proteger o