Trabalhos escolares
“ O Homem deseja ser confirmado em seu Ser pelo Homem, e anseia por ter uma presença no Ser do outro... – secreta e timidamente, ele espera por um sim que lhe permita ser, e que só pode vir de uma pessoa humana a outra”. Martim Buber
Desenvolvimento
Iniciaremos este tema falando, rapidamente, sobre a teoria psicanalítica: segundo Freud o aparelho psíquico está dividido em três planos ou sistemas – consciente, pré-consciente e inconsciente, com a analogia de que o funcionamento mental ocorre “comparado” ao iceberg. Pontua que a porção acima da superfície corresponde ao consciente, a porção que se torna visível, conforme o movimento das águas, corresponde ao pré – consciente e a parte sempre submersa, proporcionalmente muito maior corresponde ao inconsciente.
O conceito de desenvolvimento da personalidade, segundo Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice. Afirmando que em cada fase, a pessoa deve aprender a resolver certos problemas específicos, originados do próprio crescimento físico e da interação com o meio. A solução dos diferentes problemas, que em grande parte depende do tipo de sociedade ou cultura, resulta na passagem de uma fase para a outra e na formação do tipo peculiar de personalidade. No decorrer das fases, o indivíduo expressa seus impulsos e suas necessidades básicas dentro de moldes que visam a continuação da cultura.
Abordaremos o desenvolvimento psicológico em cada uma dessas fazes, salientando os pontos onde a sociabilização, a linguagem, a segurança no mundo e em si mesmo, a vinculação, a independência, a auto-estima, etc, poderão ser fortalecidos, e o que poderia causar problemas, uma vez que o ser humano, tem por natureza, grande capacidade para a alegria. Observando crianças vemos que não apenas vêem graça nas coisas, como criam a graça para si, querendo mostrar suas brincadeiras para quem está ao seu lado, funcionando como forma social de aproximação.
“O