Controle sanitário de ovinos
O convívio com animais doentes ou infectados, assim como a utilização de seus produtos para a alimentação pode expor o ser humano a uma série de problemas de saúde. Deste modo, o cuidado com a saúde dos animais está intimamente relacionado com a saúde humana. Além disto, muitas perdas econômicas na criação são oriundas de problemas de saúde nos animais, ocasionando diminuição na produção, ou podendo levar o animal a morte. Além da perda econômica com a queda na produção, a utilização de medicamentos gera um alto custo ao produtor.
O ideal é prevenir doenças para ter uma atividade produtiva e lucrativa.
É importante que o criador tenha sempre em mente a necessidade de adotar medidas de caráter preventivo, para com isso não precisar gastar com medicamentos e não ter perdas econômicas, como queda na produção e morte de animais. Alguns cuidados a serem seguidos:
Qualificação da mão-de-obra - Uma mão-de-obra bem treinada pode render muito ao criador, que garante com isso a higiene dos seus produtos e de seus animais.
Saneamento ambiental - O cuidado com o ambiente também é papel do criador, o esterco dos animais deve ser colocado em lugar adequado (esterqueiras), os alimentos também devem ser bem armazenados e com isso deve-se evitar a presença de insetos e roedores na criação e nas proximidades.
Limpeza das instalações - As instalações devem oferecer um ambiente agradável para os animais e funcionários para que desta maneira a resposta em termos produtivos seja sempre favorável.
Caso a instalação seja de piso ripado, este deve ser varrido freqüentemente, sendo as fezes retiradas; caso seja utilizada a cama, esta deve ser trocada sempre quando necessário (com excesso de fezes e umidade).
Os comedouros e bebedouros também devem ser sempre limpos para garantir uma boa higiene.Todas as outras instalações que fazem parte do criatório como: sala de ordenha, área de tosquia, galpão de ração, etc. também merecem muita atenção na