Trabalhos doc
1 Grandezas Fisícas:
Em física, podem ser consideradas como grandezas ou quantidades somente as propriedades de um fenômeno, corpo (física) ou substância. É necessário que essas propriedades possam ser expressas quantitativamente2 :
Essa classificação por tipos de grandeza é de certa forma arbitrária. De forma geral grandezas são ditas de um mesmo tipo, quando são mutualmente comparáveis2 .
Além disso é importante frisar que2 :
Quantidades de diferentes dimensões são sempre de diferentes tipos;
Exemplo - corrente elétrica e frequência têm dimensões diferentes e são, portanto, de diferentes tipos.
Quantidades de mesmo tipo compartilham iguais dimensões;
Exemplo - dentre as unidades do tipo comprimento podemos citar: o diâmetro, o perímetro e o comprimento de onda;
Quantidades que apresentam mesmas dimensões nem sempre são classificadas como sendo do mesmo tipo.
Exemplo 1 - as grandezas energia e torque compartilham as mesmas dimensões, mas não são tidas como de mesmo tipo. Devido a esse fato, é comum usar notações diferentes nesse caso.
Exemplo 2 - as grandezas ângulo plano e ângulo sólido são ambas adimensionais(embora ambas sejam representadas, respectivamente, pelas unidades radiano e esferorradiano), mas não são do mesmo tipo.
Grandezas Escalares e vetoriais !
Grandeza escalar
Grandeza escalar é aquela que fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos um número ou um número e uma unidade.
A massa é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos um número e uma unidade. A massa de uma pessoa é 57 kg.
A temperatura é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos um número e uma unidade. A temperatura da sala de aula é 27 ºC.
O volume é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizado quando conhecemos um número e uma unidade. O volume de uma caixa de leite é um litro.
O intervalo de tempo é uma grandeza escalar porque fica