Relatório de quimica
Sódio e Potássio
No primeiro experimento, o sódio reage com água produzindo hidróxido de sódio, alcalinizando o meio no qual ocorre a reação. Quando coloca-se para reagir é preciso que eles tenham afinidade química. Além disto, o gás hidrogênio é produzido. É uma reação que libera energia, ou seja, exotérmica. Com a adição de fenolftaleína, a parte incolor fica rosa e isso indica que é uma base.
A reação química entre a água e o potássio é semelhante à reação que ocorre com o sódio, porém o potássio libera mais energia do que o sódio(exotérmico). No entanto, devido a maior reatividade do potássio, esta reação é mais rápida. Ocorre de imediato a combustão do hidrogênio, da qual resulta uma chama viva (que é lilás devido à combustão simultânea do próprio potássio) e de uma pequena explosão no final da reação.
Analisando os dois componentes e seus comportamentos, podemos concluir que o potássio é mais eletropositivo pois ele tem a tendência de perder elétrons para o meio com mais facilidade do que o sódio. Com isso pode-se dizer que a variação de eletropositividade dentro da família dos metais alcalinos vária de cima para baixo, pois o Na se encontra no 3º período da tabela periódica e o K logo abaixo no 4º período, ou melhor dizendo, a eletropositividade aumenta de acordo com o aumento do raio atômico dentro da família dos metais alcalinos.
Óxido de Cálcio e Magnésio
Quando colocado o óxido de cálcio na água percebe-se que não houve nenhuma reação visivelmente. O óxido foi dissolvido na água e adicionando fenolftaleína ao líquido incolor fica rosa pois é uma solução básica.
Quando colocado o magnésio(fita) na água e adicionando fenolftaleína depois de um tempo percebe-se que a reação ocorreu somente em volta do magnésio porque em volta fica rosa e libera hidrogênio pois forma algumas bolhas.
Concluí-se então que o cálcio é mais eletropositivo que o magnésio, pois ele perde elétrons com mais facilidade para o meio, e que na família dos metais