Trabalhos diversos
Neste resumo serão abordadas questões relativas à análise do atual cenário econômico, identificando e apresentando os principais valores que a sociedade mundial contemporânea enfoca. Baseado nisto, os três autores, Paul Hawken, Amory Lovins e L. Haunter Lovins, nos mostram no livro “Capitalismo Natural” casos ligados a sistemas produtivos, utilização de recursos naturais, otimizações com relação ao uso de energia, mostrando o quanto a economia está retirando a ênfase da produtividade humana para colocá-la sobre o aumento radical da produtividade dos recursos, ilustrando, desta forma, alternativas para mudanças, onde se engendraria mais empregos significativos, com salários dignos, melhor padrão de vida para os carentes e uma redução drástica do impacto da humanidade sobre o meio ambiente.
Baseado em mais de cinqüenta estudos de casos acerca da produtividade de recursos, demonstra-se que em economias inteiras pode-se haver uma melhor utilização do material extraído da natureza e uma melhor empregabilidade da energia, trazendo como conseqüência um salto no quesito qualidade de vida.
A Próxima Revolução Industrial
Ao analisar mudanças relativas ao sistema econômico de produtividade prevê-se que no próximo século, com a população duplicada e os recursos disponíveis per capita reduzidos a aproximadamente três quartos, poderá ocorrer uma transformação notável na industria e no comércio.
Um dado relevante que foi considerado, é o de que a partir de meados do século XVIII, destruiu-se mais a natureza que em toda a história anterior. Logo, o Capitalismo Natural que, segundo a obra, compreende todos os conhecidos recursos usados pela humanidade: a água, os minérios, o petróleo, as árvores, os peixes, o solo, o ar, etc., reconhece a interdependência fundamental entre a produção e o uso do capital produzido pelo homem, por um lado, e a conservação e o