trabalhos de variedades
A condição essencial para esterilização de qualquer tipo de material, é a limpeza, pois a presença de matéria orgânica como óleo, gordura, sangue, pus e outros materiais, protege os microorganismos contaminantes no contato indispensável com o agente esterilizante. O material novo, que nunca foi usado, deve também ser lavado antes da esterilização. Alguns cuidados são importantes:
• A água ideal para a lavagem dos instrumentais é a desmineralizada ou destilada, para evitar manchas.
• O material após lavagem mecânica deverá ser revisado peça por peça, escovado com escova de nylon, sob água corrente morna e o escovamento deve seguir o sentido das serrinhas.
• As pinças com cremalheiras devem ser abertas com exceção dos backaus para evitar danos das peças e acidentes ocupacionais.
• Não utilizar palha ou esponja de aço, pois provoca microfissuras, favorecendo a remoção da base protetora e resultando em manchas e diminuição da resistência à corrosão.
• O material pesado deve ser colocado sob o leve, para evitar danos.
• Enxaguar bem para que ocorra uma remoção completa de resíduos de substâncias detergente, para evitar manchas.
• O funcionário para lavar material deverá estar paramentado com avental de plástico, máscara, luvas de borrachas e óculos apropriado.
Todo material após lavagem deve ser muito bem seco, manual ou mecanicamente. Não pode ser seco ao natural ou empacotar para esterilizar se estiver molhado, pois os elementos orgânicos em solução na água se agregarão nos instrumentos, proporcionando manchas e corrosão.
Antes da esterilização todo material deve ser submetido a uma minuciosa revisão individualmente, verificando-se a integridade e funcionamento. O material quando não revisado pode causar sérios transtornos a que o manuseia.