Trabalhos de historia
ALMEIDA, José Ricardo Pires de. Instrução pública no Brasil (1500-1889). Trad. Antonio Chizzoti; ed. crítica Maria do Carmo Guedes. 2ªed. rev. São Paulo: EDUC, 2000.
Escrito em francês, publicado pela primeira vez em 1889, dedicado ao genro do Imperador e totalizando 1.102 páginas, o livro L' Instruction Publique au Brésil - Histoire - Legislation,1 após a sua primeira edição em português, em 1989, vem se consolidando como uma obra básica para qualificação do debate acerca da educação escolar brasileira nos períodos colonial e imperial. Ao mesmo tempo, tem permitido uma reflexão acerca da historiografia da educação brasileira ao ser tomado como objeto por intermédio do qual se pode discutir a ordem que possibilitou o seu aparecimento, bem como a ordem que o mesmo procura instaurar.
A primeira edição em português, traduzida pelo professor Antonio Chizzotti (PUC-SP),2 publicada em sistema de co-edição entre o INEP e a PUC-SP, já se encontrava esgotada e, nesse sentido, a sua reedição constitui-se em boa notícia para a comunidade acadêmica. A nova edição foi realizada sob a responsabilidade de Maria do Carmo Guedes,3 tendo sido viabilizada pela parceria entre a EDUC4 e o "Programa de Publicações de Apoio à Formação Inicial e Continuada de Professores", do INEP.
Na 2ª edição em português, foram mantidas a mesma tradução, a mesma ordenação e a mesma paginação da primeira, buscando-se, porém, uma maior aproximação com a edição original francesa, com a supressão do relatório de Gonçalves Dias, introduzido na 1ª edição por decisão do tradutor. Em substituição à apresentação do INEP, presente na 1ª edição, há a inclusão de notas explicativas da organizadora e pequenas alterações na apresentação assinada pelo tradutor5. Ressalto, ainda, a alteração na capa da obra, menos por sua diagramação do que pela imagem selecionada. No caso, substituiu-se a imagem da fachada de uma