Trabalhos de escola
O Mundo Contemporâneo
A maioria dos autores delimita o início do período contemporâneo na Revolução Francesa, no final do século XVIII. Na verdade a segunda metade do século XVIII nos reserva vários acontecimentos que juntos no trazem uma série de novidades, um conjunto de mudanças que farão mudar o modo de vida e de pensar na Europa e consecutivamente no mundo todo.
A revolta popular ocorrida na França somente é a expressão política (prática) de uma série de idéias que já vinham sobrevoando a Europa a mais de um século. Os iluministas pregavam a liberdade e a igualdade, bem como uma ética governamental muito mais avançada do que a que era expressada pelos reis da Europa. Muitos foram os homens da idade Moderna que em sua redescoberta do passado greco-romano, proclamavam o ideal republicano e distribuíam sonhos democráticos.
Mas a Revolução Francesa não foi a primeira expressão destas idéias. Dizer isto é esquecermos do levante das treze colônias da América do Norte, que foram as primeiras a declarar sua independência, e muito mais que isto: o primeiro país a ter uma constituição republicana. Com os Estados Unidos consolida-se pela primeira vez o ideal da liberdade, igualdade e fraternidade. Claro que no contesto mundial da época dava preponderância de valor e significado aos acontecimentos da grande metrópole européia.
Ainda no século XVIII surgem as máquinas à vapor. Rapidamente aquilo que teve inicio na Inglaterra, na fabricação de tecidos, estendia-se por toda a Europa e já chegava a muitas colônias, não limitando-se só ao setor têxtil. A máquina dará origem a um novo modo de produção: a fábrica.
E a fábrica se encarregou de mudar o modo de vida do mundo inteiro, em