Agroecologia
Meio Ambiente Economia e Sociedade
Prof. José Martins dos Santos
Acadêmicas Adriana Natália Zandonai e Fernanda Fátima Zdonek
AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO LIMPA
A agroecologia é uma linhada agronomia que propõe técnicas ecológicas, um cultivo agrícola ecologicamente sustentável. Ela agrega novas formas de energias , como solar, e se empenha em “sistematizar todos os esforços num modelo tecnológico socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável.”
A agroecologia tem como ênfase a produção limpa e a responsabilidade socioambiental, aonde são avaliados os vínculos entre a água, solo, animais, plantas e pessoas.
Entre os objetivos da mesma esta a produção de alimentos orgânicos sem o uso de agrotóxicos; uso correto dos recursos naturais; incentivo a produção de diferentes culturas; a redução de uso de insumos trazidos de fora da propriedade e impedir o desperdício de água, alimento e energia.
O modelo agroecológico é viável já que busca aprimorar técnicas tradicionais, com a produção sem o uso de agrotóxico e a monocultura, que reduzem os custos.
Ela tem como práticas básicas a adubação verde, praticas de proteção de solo para a redução da erosão, rotação de culturas para a melhor a proteção do solo.
Essa produção favorece a produção de alimentos mais saudáveis com menor custo de produção, preservando o meio ambiente e ajudando na permanência dos pequenos agricultores na área rural e favorece a economia local.
Um exemplo que é a produção de hortaliças. Em uma pequena propriedade são produzidas hortaliças orgânicas. Os canteiros são em círculos para que água das chuvas permaneça por mais tempo nos canteiros, a adubação é feita com resíduos orgânicos que sobram das plantações anteriores, folhas que são varridas do pátio da propriedade e de restos de alimentos, os mesmos são decompostos e misturados com terra e viram um abudo orgânico, usado nos canteiros das hortaliças, as mudas