trabalhos de escola
MECANISMO DE AÇÃO:
A dopamina atua preferencialmente nas vias meso-limbicas e meso-estriadas , que produzem prazer em resposta a acontecimentos positivos na vida do indivíduo, recompensando a aquisição de novos conhecimentos ou capacidades (aprendizagem), progresso nas relações sociais, relações emocionais e outros eventos. O aumento artificial da dopamina nas sinapses pela cocaína vai ativar anormalmente essas vias. 1
A cocaína inibe a enzima MAO (monoamina oxidase), neuronal da recaptação e é estimulante da liberação de noradrenalina e dopamina. Ela é um bloqueador dos canais de sódio nos neurônios dos nervos periféricos. O influxo de sódio desencadeia o potencial de ação e sem esse influxo são incapazes de enviar os seus impulsos.
A dopamina e a noradrenalina, secretados para a sinapse, e o seu consumo aumenta a concentração e duração desses neurotransmissores na fenda sináptica e nos receptores pós sinápticos. 2
A cocaína também é um eficaz anestésico local simpatomimético, tendo sido o primeiro do grupo a ser usado, e ainda em uso hoje em algumas cirurgias respiratórias. O mecanismo desta ação é totalmente diferente da ação psicotrópica.. Os nervos sensitivos são geralmente os primeiros a ser bloqueados.
Com isso aumentam as funções simpáticas ocorrendo Cronotropismo e inotropismo , ou seja, aumento da força e velocidade de contração cardíacas, e da velocidade e clareza do pensamento, bem como a destreza dos músculos e da tensão arterial . Ela também inibe a sensação de da dor.
Além disso ela aumenta no nível de consciência e vigilância com