trabalhos de arquitetura
II. Para impor freios aos poderes absolutistas.
III. Pela afirmação dos direitos sociais
IV. Pela afirmação do direito a greve
V. Pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e V.
2 - A partir da década de 1950, estruturou-se em países de capitalismo periférico, entre eles o Brasil, um modelo de desenvolvimento denominado desenvolvimentismo, que marcou profundamente o modo de funcionamento dessas sociedades. Nesse modelo, o Estado:
a) Assume o papel de agente central do processo de industrialização acelerada e de modernização econômica e social.
3 - O pensamento neoliberal defende uma segmentação entre as esferas do
Estado e do mercado. O neoliberalismo entende a existência e permanência das questões econômicas no âmbito do mercado, enquanto, ao Estado cabem os processos da política formal e, eventualmente, algumas atividades sociais.
Desse modo, trata-se de uma concepção do Estado como público e de tudo o que não é estatal como privado. Nesse sentido, o modelo de Estado que mais se aproxima ao ideal do pensamento neoliberal é aquele que:
a) Reduz suas intervenções no campo social, apela a solidariedade e se apresenta como parceiro da sociedade em suas responsabilidades sociais.
4 - A partir da Constituição Federal de 1988, uma nova configuração se apresenta no cenário brasileira, sobretudo para as políticas públicas, as quais vem garantir, de forma efetiva, direitos antes concedidos como benesses e que remetiam a população usuária à situação de dependência. Nesse